29/03/11

história dos jornais no mundo

 King Kon é o jornal mais antigo que se conhece.Fundado em 896 a C em Pequim. Ainda existem exemplares guardados no templo de contúcio em Pequim. Tinha uma tiragem de 155 exemplares, sendo um deles destinado exclusivamente ao imperador.
 No entanto, considera-se que os jornais propriamente dito ditos, apareceram no século XVII. Continham sobretudo, informação oficial e notícias sobre guerras em curso.

  A primeira manifestação histórica do jornalismo foi a imprensa escrita. Surgiu depois o jornalismo radiofónico televisivo cinematográfico.

Antes do século XVII houve o que se chama os antecedentes do jornal como hoje o temos. Eis alguns exemplos conhecidos.
as acta diurna publicados em Roma no ano 131 eram uma espécie de diário do governo imperial, onde o valor da notícia era reconhecido.
o Ching Pao publicado na China no ano 700
a Gazeta de Pequim do ano 1350
a cópia do Novo Diário das Terras  Desconhecidas, publicado na Alemanha em 1508.
os avisos
as relações
os boletins informativos de campanha, distribuidos aos oficiais do exército romano das corridas de cavalos matrimoniais

O primeiro jornal diário a ser publicado, segundo alguns autores foi o Leipziger Zeitung, fundado  em Leipzid em 1660, por Ritzch. Outros autores apontam como primeiro jornal A Current of Genaral News na inglaterra, em 14 de maio de 1622. Outros ainda afirmam que o primeiro jornalista foi o impressor flamengo Abraham Werheven de Amtuérpia, que imprimia, em língua francesa, o Courant d'italic &C.. em l620. Para outroso verdadeiro jornal periódico regular foi La Gzette de France, fundada em 1631, pelo médico Théophraste Renaudot, que Luis XIII e Richlieu usaram como instrumento da sua política.

The Times usou pela primeira vez, em 1814, a máquina de imprimir accionada a vapor, que permitiu imprimir a uma velocidade quatro vezes maior que a habitual.
La presse joi o jornal que primeiro utilizou a publicidade, passando a ser vendido por metade do preço dos outros jornais e a ganhar mais dinheiro. Esta ideia deve-se e Emile Girardin que quis que o seu jornal fosse numa linguagem simples e clara acessível ao povo, e começou a utilizar os t´tulos sensacionalistas.
The New York Sun, fundado em 3 de setembro de 1833, começou a venda dos jornais pelas ruas (1834). Até esta data os jornais eram enviados aos assinantes. O seu fundador Benjamim H Day, pretendia que o jornal fosse vendido em números avulsos para as massas urbanas , e não anualmente. Dava ênfase às notícias locais, às historias de interesse humana e apresentava reportagens de factos surpreendentes.
Day redefiniu a noticia. até áquela data época significava, geralemte comentários sobre os acontecimentos sociais e políticos de importância. Day enchia o jornal com notícias de uma outra espécie, relatos de crimes, histórias de pecado, tragédias e desastres;
A Imprensa popular foi um sucesso financeiro, porque oferecia um grandeincentivo aos anunciantes.
A Imprensa Amarela, de carácter sensacinalista, apareceu com o objctivo de conseguir leitores e de vencer a concorrência, sobretudo entre os norte-americanos.
Joseph Puilitzer e William Handolph Hearst, para atrair os leitores utilizava recursos frívolos e espalhafatosos (1890). O seu nome vem de um dos ingrenientes usados, histórias em quadradinhos coloridos onde dos heróis se chamava "moço amarelo".
A designação jornal tem a sua origem no Journal des Savants, publicado em França, por Colbert, em janeiro de 1665. .
  

   

Sem comentários:

Enviar um comentário