05/04/11

geração árrasca




Geração à rasca ?
Aminha geração não foi uma geração à rasca.?
Foi uma geração com capacidade para se desenrascar,quantos trabalhos eu conheci, desde trabalhar no campo, passando pelas obras.Quantos da nossa geração estudámos à noite, roubando horas ao nosso descanso para podermos sair do árrasca, quantos se licenciaram estudando à noite. Não foi o meu caso que me fiquei com o secundário, seguindo a actividade bancária.Para nós não havia horários de trabalhadores estudantes,nunca cruzámos braços à espera que alguém resolve-se os nossos problemas. Fosse qual fosse o trabalho, mesmo não sendo aquilo que nos desse prazer em faze-lo. Estávamos sempre espreitando uma nova oportunidade para melhorar as condições da nossa vida. E para aumentar o grau das dificuldades, quando tinhamos vinte e um ou vinte e dois anos o navio estava no cais à espera para nos levar para as colónias, para uma guerra, onde muitos lá ficaram, outros estropiados. Não isto uma geração árrasca? sempre assumirmos a nossa vida pelas nossas próprias mãos,sem podermos recorrer a mais ninguém, que nos pudesse auxiliar.
Muitas foram as ocasiões, em que havia privação  das mais elementares necessidades. Sem vergonha em descrevê-las. Nasci emplena segunda guerra mundial, que mesmo com dinheiro na mão, havia dificuldade em arranjar os alimentos pela carência  existente.
O mal desta auto-intitulada geração à rasca é a incapacidade que revelam.em resolver o quer que seja Talvez haja alguma (muita) rsponsabilidade da nossa geração geração, pelo demasiado protecionismo que demos.
E, agora mal habituados, a terem tudo de mão beijada., as dificuldades são acrescidas, porque os paizinhos têm resolvido todas as carências. Continua a sermos nós que sentimos alguma frustação . continuamos a alimentar vícios que não podem ter.etc.etc.não lhes faltando nada,colocando neles  inércia e incapacidade
de prcurarem o que relamente precisam.

Não somos nós uma geração árrasca?




.






Sem comentários:

Enviar um comentário