08/10/19

Retrato


Retrato( ???)

Em Malpica eu nasci
E para os montes fui viver
Foi nos montes que cresci
Lá a minha posição tive de rever

Era ainda muito criancinha,
Sem companheiros para brincar
Com uma pedra me entretinha
Para com ela ao alvo atirar

Ainda o verão não tinha começado
Dia um de junho, foi data marcante
Setenta e quatro anos foi o tempo passado
Alguém terminou a dor e ficou expectante

Em plena segunda guerra, ocorreu
O meu nascimento, época pouco ideal
Em filas à procura de comer, se sofreu
No mundo havia uma guerra mundial

Havia sempre um sorriso de criança
Por vezes, um olhar no infinito e triste
Sem nunca perder aquela esperança
Porque é isso, que numa criança existe

Sem perceber o que era a vida
No tempo, dia a dia ia passando
Dura, e numa criança era sentida
Descalço. Os espinhos ia pisando

Retratar, o que está retratado
Estando à vista o quê, e quem somos
Penso não estar algo preparado
 Dizer tudo o que passámos e fomos



Revejo-me, no que penso ser
Ao longo e, em todos meus anos
Nem sempre foi linear, a meu ver
No meio, houve sonhos e desenganos

Eu para melhorar sempre lutei
Perante alguma adversidade
Sem parar, e jamais me conformei
Para não haver a mesma continuidade,
                    M. Pires 2015 

Sem comentários:

Enviar um comentário